segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ribeirão das Pedras

No dia 25 de abril saímos do colégio 8:05 de uma manhã de outono para a nascente Ribeirão das Pedras, a altitude é 604 metros acima do nivel do mar.Na nascente do Ribeirão das Pedras a altitude subiu 70 metros.
A água da nascente apesar de aparentar ser limpa esta contaminada por coliformes fecais (que são bactérias desenvolvidas no entestino humano).Fizemos o teste do PH,a base de uma água potavél é 7 e a água estava entre 4 e 5, o que indica que ela estava ácida. Ao redor da nascente há uma mata ciliar. O termo refere-se ao fato de ela ser com uma espécie de ''cílio'' que protege os cursos da água do assoreamento.É importante no processo de barragem de detritos e para a estabilização de barrancos.
O que levou à contaminação foi a construção de várias casa ao lado da nascente com parte do esgoto sendo jogada nela. Á leste da nascente há um esgoto a céu aberto com água muito poluida, á oeste há outro ainda mais perto, mas sua água é um pouco mais limpa.
Depois de voltarmos para o ônibus vimos uma lagoa de contenção que nada mais é do que aquela nascente junto a seus afluentes, a lagoa de contenção evita as enchentes com a barragem que a envolve.Porém o assoreamento atrapalha, pois a areia caiu no rio deixando-o mais raso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário